GRUPOS DE TRABALHO QUE FORAM DESENVOLVIDOS NO DIA 23 DE JUNHO/2022.
Grupos de Estudo realizados no dia 23 de junho, na UNIPAR Cascavel, promovidos pelo Departamento de Educação da AMOP.
Publicado em 23/06/2022 15:20 - Atualizado em 06/07/2022 16:17
Relatório do 3º encontro dos Grupos de Estudo realizados no dia 23 de junho, na UNIPAR Cascavel, promovidos pelo Departamento de Educação da AMOP.
Participam destes grupos de estudo 180 professores, coordenadores, diretores de diversos municípios da região Oeste do Paraná. Têm como objetivo atender a demanda no aprofundamento ou no entendimento de conteúdos que são necessários serem trabalhados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além destas compreensões, também são desenvolvidas atividades por meio de encaminhamentos metodológicos, que contribuirão no trabalho de formação dos demais professores da rede. Não temos como parar de estudar. Nós professores estamos sempre na busca de novos enfoques, metodologias, bem como, entender o currículo como uma organização do conhecimento escolar o qual tem uma base e uma estrutura coletiva, inclusiva e jamais neutra. O currículo escolar é a base de sustentação do trabalho pedagógico realizado todos os dias nas escolas. Neste sentido é que, estes grupos foram formados. Uma Educação de qualidade se faz quando, todos estão envolvidos num trabalho discutido coletivamente e transposto para quem de direito, que são nossos alunos.
Os Grupos de Estudo, com os conteúdos e objetivos trabalhados, neste dia, foram:
Alfabetização e Letramento: Como ocorre o processo metodológico com a consciência fonológica na alfabetização a partir dos gêneros propostos, como trabalhá-los, compreender como ocorre nas práticas de leituras, a sonoridade das palavras, rimas, assonância e aliteração, forma de composição do texto; Benefícios da consciência fonêmica para a leitura e escrita; Construção do sistema alfabético e da ortografia; Orientação (alinhamento e segmentação); Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas etc.
Doente coordenador do GTRB: Alice Rosália Cattelan
Objetivos:
- Situar a consciência fonológica como uma das dimensões da consciência metalinguística;
- Indicar a importância para a alfabetização, de a criança voltar a atenção para os sons das palavras;
- Apontar etapas no desenvolvimento da consciência fonológica na criança;
- Caracterizar a consciência fonológica como um construto multidimensional e distinguir seus diferentes níveis;
- Discutir consciência lexical e conceito de palavra fonológica e palavra escrita, palavra de conteúdo e palavra funcional;
- Caracterizar realismo nominal como dimensão da consciência lexical e sua relação com aprendizagem da escrita;
- Identificar as relações entre a consciência de rima e aliterações e a alfabetização;
- Identificar e aplicar atividades que desenvolvam o reconhecimento das unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras;
- Indicar a relação entre a habilidade de segmentar palavras em sílabas – consciência silábica – e a alfabetização
- Criar oportunidades para a reflexão sobre as palavras, examinando sua dimensão sonora.
Educação Infantil 0/5 anos: Traços, Sons, Cores e Formas na aquisição dos conteúdos escolares.
Docente coordenador do GTRB: Valéria Rita Crestani de Oliveira.
Objetivos:
- Conhecer o Campo de Experiência Traços, Sons, Cores e Formas e relacioná-lo à pedagogia histórico-crítica.
- Dar destaque ao papel imprescindível da Arte na formação humana.
- Relembrar os conteúdos da Arte.
- Valorizar as experiências estéticas.
Matemática: A natureza da Computação e do pensamento computacional; Atividades desplugadas para estímulo do pensamento computacional e Ferramentas computacionais que podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional e de habilidades matemáticas.
Docente coordenador do GTRB: Jocemar do Nascimento
- Apresentar os conceitos básicos do pensamento computacional e suas origens;
- Demonstrar as atividades que podem e muitas vezes já são utilizadas que podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional;
- Apresentar ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento de atividades pelos professores para apropriação de conteúdo de matemática e do pensamento computacional.
Educação Infantil 0/3 anos: Tema: O desenvolvimento infantil na relação com o corpo, o movimento, o espaço e a linguagem- Campo de Experiências: Corpo, gestos e movimentos.
Docentes coordenadores do GTRB: Lucia Vitorina Bogo e Maria Olivia Macalós.
Conteúdos:
Desenvolvimento infantil (psicomotricidade/motricidade/coordenação motora/esquema corporal/); Linguagem e corporeidade; Brincadeiras e interações; (ludicidade); O ritmo e o movimento; A oralidade: o ouvir e o falar; Retomada:- Organização curricular: Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e Avaliação e a importância das rotinas.
Objetivos:
- Reconhecer as rotinas como tempos de ensino e de aprendizagem;
- Estabelecer relações conceituais pertinentes ao desenvolvimento infantil de modo coerente e consistente aos pressupostos da teoria histórico cultural, ampliando a utilização do vocabulário específico nas argumentações referentes ao ensino e a aprendizagem em turmas da Educação Infantil;
- Estabelecer relações pertinentes entre a teoria da atividade e a prática pedagógica em turmas da educação Infantil (0 a 3);
- Estabelecer relações entre as reflexões teóricas sobre os atos de ensino e de aprendizagem e desenvolvimento infantil e as práticas de avaliação.
Educação Inclusiva (grupo iniciantes): Tema: Necessidades educacionais/emocionais da criança com TEA em suas múltiplas dimensões.
Docentes coordenadores do GTRB: Francielli Pereira Gozzi Freiberger e Leila Tolfo
a) Conceito de TEA e aspectos emocionais;
b) Adaptações/flexibilizações para alunos com TEA.
Objetivos:
- Compreender e atender no âmbito escolar as necessidades educacionais/emocionais da criança com TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, em suas múltiplas dimensões para planejar as adaptações/flexibilizações curriculares;
- Discutir sobre o que é TEA, características, causas e prevalência;
- Conhecer as principais legislações a respeito do TEA para encaminhamentos;
- Assimilar acerca do desenvolvimento emocional das crianças com TEA;
- Realizar estudo de caso de aluno com TEA e planejar atividades flexibilizadas/adaptadas – prática pedagógica.
História: Lutas e conflitos pela posse da terra no Paraná-
Docente coordenador: Tiago Arcanjo Orben e Amilton Benedito Peletti
Objetivos:
- Compreender acontecimentos históricos, relações sociais e de poder e analisar como se processam os movimentos da história: transformação/permanência, semelhanças/diferenças e a importância de se perceber a relação presente-passado na análise histórica.
Ensino Religioso: Manifestações Religiosas: Organizações Religiosas e Práticas Celebrativas e Ideia(s) de divindade(s).
Docentes coordenadores: Gênelle Krambeck e Kleiton Linhares.
Objetivos:
- Reconhecer as diferentes formas de organização das religiões presentes no Brasil;
- Reconhecer a estrutura hierárquica das religiões presentes a partir do contexto em que se vive;
- Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades;
- Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário;
- Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.
Ciências: Corpo Humano e Nutrição- atividades práticas com dorso, modelos 3D.
Docentes coordenadores do GTRB: Alexandre Scheifele e Sandra Moraes Giannotti.
Objetivos:
- Relembrar conceitos importantes sobre o corpo humano e sua organização;
- Relacionar o corpo humano saudável a boa alimentação;
- Realizar atividades práticas dos conteúdos que serão trabalhados;
- Construir modelos, maquetes, práticas e experimentos sobre os conteúdos abordados.
Cascavel, 28 de junho de 2022 - Departamento de Educação da AMOP
por Departamento de Educação