GRUPOS DE TRABALHO QUE FORAM DESENVOLVIDOS NO DIA 7 DE JULHO DE 2022
Mais um dia de estudos. Projeto de Formação Continuada desenvolvido no dia 7 de julho de 2022
Publicado em 07/07/2022 13:00 - Atualizado em 08/07/2022 09:32
Mais um dia de estudos
Projeto de Formação Continuada desenvolvido pelo Departamento de Educação da AMOP
Terceiro encontro com os grupos de estudo organizados no Bloco 2, para o dia 07 de julho, quais sejam: Educação Infantil 4/5 anos; Língua Portuguesa; Educação Inclusiva (grupo avançado); Educação Física; Arte; Coordenação Escolar e Nutricionistas.
Destacaremos a seguir o que cada grupo de estudo teve como discussão e trocas no dia 7 de julho.
1. Educação Infantil 4/5 anos- A Organização da prática pedagógica na Educação Infantil de 4 e 5 anos (iniciantes)
Coordenadores responsáveis: Lucia Vitorina Bogo e Maria Olivia Macalós
Tem como objetivos e respectivos conteúdos a serem explorados com os representantes dos municípios participantes:
- Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico em turmas da Educação Infantil de 4 e 5 anos, considerando os pressupostos teóricos firmados na PPC;
- Conhecer e utilizar as denominações conforme os documentos oficiais que organizam as práticas pedagógicas e administrativas na Educação Infantil na e pela rede municipal de ensino;
- Aprofundar conhecimentos sobre práticas pedagógicas em turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil, partindo da temática: A criança, o meio e o espaço geográfico: experiências vividas e percebidas, integrando os campos de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
2. Língua Portuguesa: Ensino da Língua Portuguesa: Reflexões sobre as práticas de linguagem.
Coordenador responsável: Ma. Margarete Aparecida N. Braga
Tendo como objetivos:
- Propor discussões teórico-práticas acerca da proposta pedagógica, considerando as especificidades da análise linguística sempre relacionada às outras práticas de linguagem.
- Compreender a análise linguística em sua relação com a concepção de linguagem, com o gênero discursivo proposto e com a situação de interação;
- Relacionar a teoria à prática por meio da análise de questões a partir de determinado gênero discursivo, os conteúdos são: a) Morfologia; b) Coesão - uso de pronomes, referências anafóricas e catafóricas; uso de adjetivos, verbos e substantivos e conjunções na construção do texto; c) Pontuação e seus efeitos de sentido.
3. Educação Inclusiva (grupo avançado)
Coordenadores responsáveis: Francielli Pereira Gozzi Freiberger e LeilaTolfo.
Tema: Autismo e desenvolvimento humano
Objetivos Gerais: Compreender e atender no âmbito escolar as necessidades educacionais/emocionais da criança
com TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, em suas múltiplas dimensões para planejar as adaptações/flexibilizações curriculares.
Objetivos específicos: a) Discutir sobre o que é TEA, características, causas e prevalência; b) Conhecer as principais legislações a respeito do TEA para encaminhamentos; c) Assimilar acerca do desenvolvimento emocional das crianças com TEA; d) Realizar estudo de caso de aluno com TEA e planejar atividades flexibilizadas/adaptadas- prática pedagógica.
Para atingir tais objetivos serão trabalhados os conteúdos: a) Aspectos emocionais da criança com TEA; b) Mediações psicopedagógicas e estratégias comportamentais no atendimento ao aluno com TEA.
4. Educação Física
Coordenadora responsável: Angela Zanatta
O objetivo deste grupo de trabalho é: Apresentar as Unidades Temáticas Lutas e Ginásticas, as suas abordagens teórico práticas, dando o enfoque a cada um dos anos, objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem.
5. Arte
Coordenadora responsável: Andrea Pessutti Rampini Nagai
Na arte os objetivos do dia de trabalho são:
- Elaborar planejamento articulando as linguagens artísticas artes visuais e a dança, propondo atividades que contemplem o fazer artístico/vivencias corporais, a contextualização e a apreciação.
- Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal, na construção do movimento dançado;
- Experimentar diferentes formas de orientação no espaço, na construção do movimento dançado;
- Vivenciar fatores do movimento por meio de atividades lúdicas, situações cotidianas, exercícios direcionados, ampliando o repertório gestual.
- Analisar um trecho de espetáculo de Dança, a fim de aguçar e ampliar a percepção (sentidos) estética
Os conteúdos propostos para que o grupo atinja os objetivos são:
a)Ensino da Arte: Objetos de conhecimento e encaminhamento metodológicos; b) Articulação entre Artes Visuais e Dança (vivências corporais); Elementos da linguagem: movimento corporal, tempo e espaço; Fatores do movimento: tempo, espaço, peso e fluência; c) Análise de espetáculo de Dança.
6. Coordenação Pedagógica
Coordenador Responsável: Marlene Lucia Siebert Sapelli
Neste grupo de trabalho estão presentes os coordenadores de secretarias, alguns diretores e coordenadores de escola. Neste momento, com todas as questões postas para serem resolvidas, bem como um período pós pandemia, um currículo a ser posto realmente em prática para que tenhamos uma educação de qualidade, sonhada por todos, mas com muitos entraves que precisam ser deslocados para prosseguir, o objetivo, deste grupo, neste dia, é: Qualificar a construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico, do Plano de Ação da Escola, do Plano da Coordenação Político-Pedagógica e do Plano de Trabalho Docente.
O conteúdo a ser abordado, neste sentido é: Planejamento externo (do sistema) e interno na escola (Projeto Político-Pedagógico, do Plano de Ação da Escola, do Plano da Coordenação Político-Pedagógica e do Plano de Trabalho Docente).
7. Nutricionistas
Coordenadora responsável: Gabriela Franceschini
Muitas mudanças ocorrem, a cada tempo, no setor de merenda escolar. Este setor está muito diferente no atendimento às crianças, no que tange ao tipo de alimentação para Educação infantil dentro das necessidades alimentares das mesmas, assim como para os demais. Neste sentido, faz-se necessário também manter-se atualizado com toda a legislação pertinente e as conduções que estas propõem.
Os objetivos deste encontro são:
- Atualizar as recomendações nutricionais para os atendimentos dos alunos com restrição alimentar
- Elaboração dos descritivos para aquisição dos produtos para restrições alimentares.
- Para o dia de trabalho as discussões e análises ocorrerão a partir de: a) Atendimento das restrições alimentares na alimentação escolar e , b) Descritivo de Produtos para Restrições alimentares.
O Departamento de Educação, junto com os Gestores municipais, tem organizado estes grupos de trabalho e de estudo sempre ao final de um ano letivo para que seja desenvolvido no decorrer do seguinte. Estes grupos servem para melhorar a prática docente e a trajetória profissional do professor.
Paulo Freire (1996) ressalta que: “[...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. (FREIRE, 1996, p. 39).
Pelas avaliações que foram realizadas ao final do segundo encontro, percebemos, com raras exceções, que há um grande aproveitamento em cada GTRB e a expectativa gerada para este terceiro e demais é grande. Nossos coordenadores são profissionais competentes para realizar estes estudos. Sabemos que o tempo de cada grupo, mesmo já vindos com as pré-leituras solicitadas e tarefas executadas, é pouco, mas é o possível, dado à distância dos Municípios participantes.
Cascavel, 08 de julho de 2022
Departamento de Educação da AMOP
por Departamento de Educação