Grupos de Estudos se reúnem com foco em temas importantes
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (04), na Unipar e no CEEP
Publicado em 05/08/2022 08:52
O Departamento de Educação da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) está em constante retomada do conhecimento, no que tange a aplicabilidade de uma concepção defendida por um currículo regional e os objetivos de cada área do conhecimento. Os Grupos de Estudos são ferramentas importantes nesse sentido e permitem o aprofundamento de temas essenciais para o dia a dia da educação na esfera municipal.
Nesta quinta-feira (04), os participantes dos Grupos de Estudos se reuniram, na Unipar (Universidade Paranaense), em Cascavel, para uma jornada de atividades estruturada de forma especial. Veja os objetivos:
- Alfabetização e letramento
- Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização e letramento a partir dos gêneros propostos na PPC;
- Oferecer aos professores condições para realizar/organizar uma prática pedagógica alfabetizadora efetiva, dentro das concepções de letramento;
- Compreender que tudo o que tem de humano provém da sua vida em sociedade, no seio da cultura criada pela humanidade. [...] só apropriando-se delas no decurso da sua vida, ele adquire propriedades e faculdades verdadeiramente humanas”.
- Considerar que uso e compreensão devem andar juntos no processo de alfabetização e letramento, e a reflexão consciente, metalinguística, é parte fundamental nesse processo.
- Compreender que os gêneros estão intrinsecamente ligados à história da comunicação e da linguagem e não importa a situação;
- Compreender que, nós nos comunicamos, estritamente por meio dos enunciados relativamente estáveis;
- Discutir as possibilidades de intervenção do professor nas atividades diversas de leitura e escrita.
- Planejar atividades de alfabetização em contexto de letramento, focalizadas na apropriação do sistema de escrita alfabética, nos gêneros propostos;
- Reconhecer que os gêneros discursivos cumprem uma importante função social em uma determinada situação comunicativa.
- Elaborar atividades abordando os objetivos que estão ligados nos níveis da consciência fonológica.
- Ciencias
Corpo Humano e Nutrição
- Relembrar conceitos importantes sobre o corpo humano e sua organização;
- Relacionar o corpo humano saudável à boa alimentação;
- Realizar atividades práticas dos conteúdos que serão trabalhados;
- Construir modelos, maquetes, práticas e experimentos sobre os conteúdos abordados.
Poluição Atmosférica
- Relembrar conceitos importantes sobre a atmosfera e poluição atmosférica;
- Relacionar a vida do homem moderno/consumo com o aumento da poluição atmosférica;
- Realizar atividades práticas dos conteúdos que serão trabalhados;
- Construir modelos, maquetes, práticas e experimentos sobre os conteúdos abordados.
Obs: Neste encontro todos os conteúdos serão trabalhados em laboratório, cedido pelo CEEP/Cascavel.
- Educação Inclusiva (Iniciantes)
Objetivos Gerais
- Compreender e atender no contexto escolar as necessidades educacionais da criança com TFE – TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO.
- Avaliar e planejar as adaptações/flexibilizações curriculares.
Objetivos Específicos:
- Discutir as características desse público;
- Conhecer as principais legislações a respeito do TFE para encaminhamentos;
- Assimilar acerca do desenvolvimento pedagógico das crianças com TFE;
- Realizar atividade prática referente à hipótese de escrita.
- Educação Infantil 0/3 anos (Iniciantes)
- Estabelecer relações entre as reflexões teóricas sobre os atos de ensino e de aprendizagem e desenvolvimento infantil e as práticas desenvolvidas;
- Apresentar e experimentar o corpo no espaço com situações práticas encaminhadas para crianças de 0 a 3 anos;
- Estabelecer relações conceituais pertinentes e contempladas na proposta pedagógica curricular da AMOP-PPC
- Socializar os planos de aula por ordem estabelecida anteriormente;
- Dialogar e refletir sobre os encaminhamentos propostos nos planos de aula.
- Educação Infantil 0/5 anos
- Conhecer o Campo de Experiência Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação e relacioná-lo à pedagogia histórico-crítica.
- Compreender a oralidade como a mais importante ligação entre o sujeito e o conteúdo – mediação.
- Fundamentar-se para formar professores que entendam o desenvolvimento da oralidade das crianças como seu trabalho teórico e prático.
- Ensino Religioso
Festas Religiosas
- Conhecer diferentes tipos de festas religiosas do Brasil;
- Reconhecer as festas religiosas a partir do contexto onde se vive.
Ritos e Rituais
- Compreender o ritual como um conjunto de regras socialmente estabelecidas para determinada solenidade;
- Conhecer as diferenças dos ritos e rituais celebrativos e de purificação;
- Entender o rito como conjunto de regras e cerimônias praticadas numa religião.
- História
- Conhecer e refletir sobre História e Memória.
- Compreender sobre os possíveis usos da Memória.
- Entender sobre aspectos da memória e as relações de poder.
- Refletir sobre Lugares de Memória e Patrimônio, tecendo relações com a História Regional.
- Refletir sobre a trajetória de formação do oeste do Paraná enquanto lugar de vivências, a partir dos diversos sujeitos que ocuparam esse espaço em diferentes tempos históricos.
- Refletir sobre possibilidades de atividades práticas a serem realizadas a partir do patrimônio histórico local e regional.
- Matemática
- Conhecer as origens da geometria(s);
- Identificar diferentes geometria(s);
- Classificar os poliedros e corpos redondos;
- Agrupar por semelhanças e diferenças;
- Classificar as figuras geométricas planas;
- Identificar propriedades e características das figuras geométricas planas;
- Construir mosaicos;
- Apresentar outras sugestões de trabalho no ensino das geometrias(s), com diferentes materiais manipuláveis.
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por Comunicação AMOP