1º ENCONTRO PROJETO AEE: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO_
A Formação dos Professores e Profissionais que atuam na Educação Inclusiva da Região Oeste do Paraná
Publicado em 23/07/2020 08:40 - Atualizado em 24/07/2020 09:30
Hoje, dia 23/07/2020, iniciamos o Projeto de Formação do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva, do Departamento de Educação da AMOP, na forma remota e à distância, com atividades de videoconferências, leituras, debates, pesquisas e elaboração de planos de ação para a atuação dos cursistas nos respectivos municípios que inscreveram os professores e profissionais.
O projeto tem como título O AEE – Atendimento Educacional Especializado - em tempos de pandemia, nos municípios participantes dos Grupos de Educação Inclusiva do Departamento de Educação da AMOP e ocorrerá em 05 encontros de julho a novembro de 2020, sob a coordenação da professora Maria Valdeny Ferreira Gomes com a colaboração das professoras Francielli Pereira Gozzi Freiberger, Leila Souza Da Silva Tolfo e Veronice Suriano Alves.
O encontro de hoje ocorreu mediante uma live com a participação de 69 cursistas, dos municípios de Palotina, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Itaipulândia, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Guaíra, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Corbélia, Céu Azul, Ouro Verde do Oeste, Matelândia, Campo Bonito, Pato Bragado e Quatro Pontes, com a temática: Legislações e organização da Educação Especial inclusiva frente à Pandemia COVID-19.
No atual contexto em que vivemos da pandemia do novo coronavírus, a COVID-19, os sistemas de ensino das redes municipais de educação da Região Oeste do Paraná, estão enfrentando as dificuldades do Atendimento Educacional Especializado, com a suspensão das atividades escolares e reorganização dos calendários previstos para 2020 e nós do Departamento de Educação da AMOP, por meio da coordenação do Grupo de Educação Inclusiva, observamos a necessidade da continuidade da formação dos profissionais que atuam nas Equipes que acompanham e avaliam os alunos público-alvo da Educação Especial Inclusiva, para subsidiar, assessorar e acompanhar o Atendimento Educacional Especializado, principalmente no que se refere à Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, assim como as adaptações e flexibilizações dos conteúdos desses alunos, na forma de educação remota ou à distância, conforme as orientações legais, nos níveis nacional, estadual e regional.
As orientações para o ensino comum, de forma remota causou muitas dúvidas para todos os profissionais envolvidos com a educação, e mais ainda com a Educação Especial Inclusiva, dos alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado, principalmente aqueles que estavam no processo de avaliação psicoeducacional no contexto escolar, uma vez que esse trabalho deve contar com o trabalho colaborativo com a família.
Sendo assim, o projeto pressupõe a necessidade do debate com relação aos aspectos de saúde mental dos profissionais envolvidos nesse processo, pois esse fator implica diretamente na qualidade de vida de todos, visto a preocupação dos resultados dessa forma de trabalho educacional, no desenvolvimento do psiquismo infantil na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural. Essa proposta vem de encontro com a perspectiva de entender as condições objetivas da atual crise social que vivemos, iniciando-se com essa formação para cumprirmos com o compromisso da educação democrática e inclusiva para todas as crianças matriculadas nas redes municipais de educação da região oeste do Paraná.
Portanto, um projeto pioneiro e relevante, tanto para conhecer a materialidade da educação dos municípios que participarão, como pesquisa e transformação das práticas inclusivas em tempos de crises, contradições e desafios dessa modalidade.
Afinal, defendemos a formação dos professores que atuam nessa área e para iniciar planejamos a sistematização dos aspectos legais que embasam a organização da educação brasileira, em tempos de pandemia, numa perspectiva crítica, mas também de flexibilidade e pensamento otimista.
Cascavel, 23/07/2020.
Ma. Maria Valdeny Ferreira Gomes
Coordenadora
por Departamento de Educação